Denominação de origem

GARANTIA DE ORIGEM, DE QUALIDADE E DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO

O Cerrado Mineiro constitui-se de 55 municípios localizados entre o Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas.
É a primeira região de café delimitada no Brasil, com território perfeito para o cultivo de cafés especiais. Com estações favoráveis – verão úmido, inverno seco,  ameno e altitude média entre 800 m e 1300 m, é uma região ideal para produção de cafés diferenciados em sua bebida.
Assim, uma denominação de origem é um território demarcado por produzir cafés com características únicas, exclusivas e autênticas que não se encontram em nenhum outro lugar. No Brasil, o reconhecimento da Denominação de Origem é feito pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

A Federação dos Cafeicultores do Cerrado, entidade controladora da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro atesta a Origem e Qualidade dos cafés por meio da Certificação de Origem e qualidade, o que garante que o produto certificado é proveniente de propriedades do território demarcado Região do Cerrado Mineiro. O processo de certificação de Origem e Qualidade Região do Cerrado Mineiro segue a metodologia e protocolo da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA).
Como comprovação da Certificação de Origem e Qualidade a Confederação dos Cafeicultores do Cerrado fornece o Certificado de Origem e Laudo de Qualidade assinado por um Q-grader.
Com base nos atributos singulares da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, comprovados e garantidos pela Certificação de Origem e Qualidade, são produzidos cafés através de um processo único de produção. Para atestar tudo isso, o sistema de rastreabilidade da Região do Cerrado mineiro carrega as histórias dos produtores, informações do processo de produção, além de atestar Origem e Qualidade.