Diariamente buscamos garantir a produção de cafés diferenciados e respeito a toda a cadeia de valor, incorporando o aprendizado de nossas experiências e novas tecnologias, desenvolvendo práticas sustentáveis que valorizem a ética, a importância de nossos colaboradores e comunidade, preservação de recursos hídricos, fauna, flora e a conscientização de modelos de produção mais justos e eficientes.
A preservação do meio ambiente e de todo o ecossistema é de extrema importância para nós. Visamos manter sempre o compromisso com a adoção de procedimentos sustentáveis, como a otimização e racionalização do uso da água na produção e processamento dos cafés, o tratamento e reutilização das águas residuais, a redução de compostos orgânicos com resíduos dos centros de processos de cafés, a preservação e conservação da fauna e flora e dos ecossistemas naturais, que previnem a conversão de uso da terra que leva ao menor estoque de carbono.
Cuidados com o meio ambiente
Nossos cafezais contribuem para melhor conservação do solo e a manutenção de flora e fauna presente nas florestas existentes na propriedade. Do plantio à colheita, primamos pelo uso de técnicas naturais de cultivo. O café facilita o controle de erosão por ser uma planta perene, ou seja, depois do plantio não há movimentação da terra, preservando assim sua estrutura física, auxiliando também com boas práticas culturais no manejo de ervas invasoras, manejo ecológico de pragas e doenças tendo como resultados cafeeiros saudáveis e com máxima produtividade.
O uso de plantas de cobertura tem mostrado, proporcionando cobertura e proteção do solo, melhoria da matéria orgânica, reciclagem de nutrientes, aumento da biodiversidade e, consequentemente, menor risco de ocorrência de pragas e doenças.
Matas Ciliares, preservação e recomposição
Visando a proteção e preservação ambiental, são deixadas faixas de preservação permanente ao longo de cursos d´água e as áreas de recomposição são estudadas e constam no plano ambiental.
Manejo Ecológico de Pragas e Doenças
É feito um manejo ecológico de pragas e doenças onde se considera um módulo mínimo para início de combate e também a quantidade de insetos benéficos na área (Inimigos Naturais). Além da comprovada eficiência e baixo custo desse método, a consequência é uma grande contribuição para a preservação do equilíbrio populacional das espécies e ao meio ambiente de maneira geral.
Tratamento e reciclagem de resíduos
Nos processos de produção de cafés, são produzidos alguns resíduos de alto valor fertilizante, tais como: água residual da via úmida, cascas de café e cinzas da caldeira. Estes resíduos são transformados em composto orgânico e utilizados como fertilização orgânica nos cafeeiros, substituindo parcial ou totalmente as fontes minerais de potássio, fósforo e nitrogênio. Para a água residual, é utilizada uma chorumeira, que possibilita o retorno para aplicação nos cafezais, substituindo totalmente ou parcialmente a fonte mineral.
Gestão do solo
O solo é um recurso natural que deve ser utilizado como patrimônio da coletividade, independente do seu uso ou posse. É um dos componentes vitais do meio ambiente e constitui o substrato natural para o desenvolvimento das plantas. Buscamos racionalizar o uso de insumos agrícolas no manejo do solo e proteger as plantas, respeitando a variabilidade espacial existente.
Compromisso com o meio ambiente: cafés sustentáveis que atendem aos mais exigentes paladares.
Certificações
Atualmente, a Fazenda Campo Alegre é certificada Rainforest Alliance junto ao grupo GRAE – EXPOCACCER, Utz Certified, Certifica Minas, Nespresso, Starbucks e verificado 4C.
C.A.F.E. Practices
A certificação C.A.F.E. Practices garante que a Starbucks esteja comprando café processado e cultivado de maneira sustentável, avaliando os aspectos econômicos, sociais e ambientais da produção de café.
Certifica Minas
O Certifica Minas Café tem como principal objetivo a implantação de boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras do estado, de modo a aumentar a visibilidade e a competitividade do café mineiro nos mercados nacional e internacional.
Nespresso
Tem como objetivo criar valor acrescido para produtores, parceiros de negócios e consumidores, ao mesmo tempo que se cuida do ambiente.
RAINFOREST ALLIANCE
A certificação Rainforest Alliance é um selo de aprovação para ajudar a garantir aos consumidores que os produtos adquiridos são resultados de práticas realizadas de acordo com um conjunto específico de critérios, dentre eles, equilíbrio ecológico, econômico e social. Este selo ajuda a garantir que os produtos e serviços oferecidos foram produzidos em conformidade com orientações rigorosas, protegendo o meio ambiente, vida selvagem, trabalhadores e consumidores.
Região do Cerrado Mineiro
A Região do Cerrado Mineiro é uma Indicação de Procedência, reconhecida como produtora de cafés diferenciados.
UTZ Certified
Programa mundial de certificação que estabelece o padrão para a produção e o fornecimento responsáveis de café. A UTZ Certified é o maior programa de cultivo sustentável de café e cacau no mundo.
Verificado 4C
Verifica e assegura que o grão comercializado está dentro dos critérios de boas práticas na cafeicultura.